Ads Top

Arte Degenerada: por que Hitler queria difamar a arte moderna

Cartaz da exposição "Arte Degenerada"; (Foto: Reprodução)

 

Em 1907, Adolf Hitler foi rejeitado pela primeira vez na Academia de Belas-Artes de Viena. Segundo a instituição, ele não tinha talento para ser um novo gênio da arte e por isso não foi aceito.  

Trinta anos depois, já como líder da Alemanha Nazista, Hitler ordenou a maior ação contra a arte — no caso, a modernista —, anunciando a exposição "Arte Degenerada". 

Organizada por Adolf Ziegler, presidente da Câmara de Artes Plásticas do Terceiro Reich, a mostra foi aberta em 19 de julho de 1937, na cidade de Munique. Pinturas, esculturas, livros, gravuras e desenhos considerados "impuros", opostos e ofensivos ao regime nacionalista de Hitler foram expostos. 

Leia também:
+ 'High Hitler': livro diz que nazistas abusaram de drogas na 2ª Guerra
+ Diários de homem que era o braço direito de Hitler são encontrados na Rússia

O nome da exibição faz referência a um conceito que surgiu durante manifestações racistas que aconteceram no país, no fim do século 19, antes mesmo da criação do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. 

"Degenerada" vem do termo alemão oriundo da biologia, "entartet". A nomenclatura era usada para caracterizar seres da fauna ou flora que foram modificadas e não eram mais reconhecidos como parte de uma espécie. 

No contexto artístico, as obras degeneradas fugiam do do padrão do naturalismo — que representa as figuras em ambientes naturais, buscando o equlíbrio, harmonia e perfeição. Em contrapartida, a arte modernista tinha como doutrina a liberdada, e os nazistas a consideravam de "coisa de judeus". 

Cerca de 650 trabalhos de 32 museus alemães compuseram a exposição. Entre os artistas estavam Picasso, Georges Braque, Lasar Segall, George Grosz, Henri Matisse, Otto Dix, Max Ernst, e outros.

Leia também:
+ Por que você deveria ler o livro 'Minha Luta' de Hitler
+ Estudo genético revela: Hitler descendia de judeus e africanos

A exibição era propositalmente bagunçada, com quadros pendurados de maneira torta e luzes inadequadas. Mesmo assim, "Arte Degenerada" teve um público significativo: mais de duas milhões de pessoas a visitaram em cidades da Alemanha e da Áustria até 1941, ano em que foi encerrada.

Hitler tomou várias atitudes contra manifestações artísticas que ele considerava impróprias, fechando mostras de arte moderna e realizando outras exposições difamatórias, além de perseguir e prender professores, artistas e curadores que se identificavam com formas de arte não aprovadas pelo governo.

O líder nazista também queimou diversos livros em praças públicas, fechou a Bauhaus (importante escola de arte de vanguarda) e confiscou diversas obras e esculturas, que foram destruídas, perdidas ou até leiloadas para financiar o regime. 

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.